Filmes sobre jornalismo disponíveis no Netflix

O jornalismo sempre foi frequente no banco dos réus do cinema. Seja retratado por repórteres desprovidos de escrúpulo ou representado por homens destemidos capazes de derrubar governos, as redações causam enorme interesse em produtores, diretores e, claro, no público. O CINECLUBE destacou seis filmes disponíveis no Netflix, no Brasil, que tratam sobre o tema.

REDE DE INTRIGAS
(Network, dir. Sidney Lumet, 1976)

Rede de intrigas network
Um apresentador (Peter Finch), prestes a ser demitido, anuncia que vai cometer suicidar ao vivo e, por esta razão, começa a ter audiência, se transformando em uma espécia de “Profeta do Apocalipse” – devidamente explorado pelo canal de TV.

CIDADE DE DEUS
(dir. Fernando Meirelles, 2002)

Cidade de Deus fernando meirelles
Funcionário de um jornal, o jovem Buscapé (Alexandre Rodrigues) ganha notoriedade, na imprensa e na comunidade onde mora, pelas fotos que consegue dos traficantes e da vida de Cidade de Deus. Um clássico brasileiro que concorreu a quatro Oscar.

SCOOP
(dir. Woody Allen, 2006)

scoop woody allen
Em visita a Londres, estudante de jornalismo dos EUA supera dois famosos repórteres britânicos ao revelar em primeira mão uma história que envolve assassinato e magia

DIÁRIO DE UM JORNALISTA BÊBADO
(Rum Diary, dir. Bruce Robinson, 2011)

Rum Diary
Baseado na obra de Hunter S. Thompson, um dos pais do jornalismo gonzo, Johnny Depp interpreta o jornalista Paul Kemp, que se muda para Porto Rico e se apaixona por uma mulher comprometida.

ENQUIRING MINDS
(dir. Rob Burns, 2014)

ENQUIRING MINDS
Documentário sobre história da The National Enquirer, a publicação sensacionalista norte-americana conhecida pelos furos jornalísticos escandalosos.

LIFE ITSELF
(dir. Steve James, 2014)

life itself documentarry
A história e legado do crítico de cinema Roger Ebert, um dos maiores influenciadores culturais dos Estados Unidos

Comentários
,