8 filmes para fotógrafos e amantes da fotografia

O CINECLUBE separou oito filmes essenciais para quem é fotógrafo ou amante da fotografia. São longa-metragens que falam da rotina da profissão, seja fotógrafos de moda, guerra ou fotojornalistas. A lista contempla filmes ficcionais e biografias. Em breve, vamos preparar uma lista apenas com documentários. Por enquanto, bons filmes e bons cliques:

JANELA INDISCRETA
(Rear Window, dir. Alfred Hitchcock, 1954)

Janela indiscreta rear window alfred hitchcock
Confinado em seu apartamento por causa de uma perna quebrada, o fotógrafo vivido por James Stewart tenta desvendar um possível crime cometido ao bisbilhotar a vida dos vizinhos pela janela. Com James Stewart e Grace Kelly.

DEPOIS DAQUELE BEIJO
(Blow up, dir. Michelangelo Antonioni, 1966)

Blow up, dir. Michelangelo Antonioni, 1966
Uma obra prima de Antonioni. Ao ampliar algumas fotos que fez em um parque em Londres, o fotógrafo de moda Thomas (David Hemmings) descobre o que acredita ser um corpo e uma mão com revólver.

Bolsas 2 Banner FECHADO
SALVADOR: MARTÍRIO DE UM POVO
(Salvador, dir. Oliver Stone, 1986)

Salvador, dir. Oliver Stone, 1986
Um fotojornalista norte-americano viaja para El Salvador, para cobrir a guerra civil no país, mas acaba se envolvendo mais do que imaginava com os dois lados do conflito.
CIDADE DE DEUS
(dir. Fernando Meirelles, 2002)

Cidade de Deus fernando meirelles
Funcionário de um jornal, o jovem Buscapé (Alexandre Rodrigues) ganha notoriedade, na imprensa e na comunidade onde mora, pelas fotos que consegue dos traficantes e da vida de Cidade de Deus. Um clássico brasileiro que concorreu a quatro Oscar.
A PELE
(Fur: an imaginary portrait of Diane Arbus, dir. Steven Shainberg, 2005)

Nicole Kidman A pele Fur an imaginary portrait of Diane Arbus
Cinebiografia da fotógrafa Diane Arbus (interpretada por Nicole Kidman), conhecida por suas fotografias em preto e brenaco de pessoas comuns e marginalizadas.
MOMENTOS ETERNOS DE MARIA LARSSON
(Everlasting Moments, dir. Jan Troell, 2008)

Everlasting Moments
No início do século 20, a jovem operária sueca Maria Larssons ganha uma câmera fotográfica na loteria. A lente permite a Maria ver um mundo diferente, sob uma nova perspectiva.
REPÓRTERES DE GUERRA
(The bang bang club, dir. Steven Silver, 2010)

reporteres de guerra bang_bang_club
Quatro jovens jornalistas acompanham os agitados últimos dias de apartheid e a primeira eleição verdadeiramente democrática realizada na África do Sul, na década de 1990.
MIL VEZES BOA NOITE
(Tusen ganger god natt, dir: Erik Poppe, 2013)

Tusen ganger god natt
Uma das melhores fotógrafas de guerra em atividade, Rebecca (Juliette Binoche) vive um últimato dado pelo marido: a escolha entre a arriscada profissão ou a família.

Clássicos do cinema Banner FECHADO

Comentários
, , ,