Seis filmes de Jean-Luc Godard para ver no Youtube com legenda

Um dos diretores mais produtivos do último meio século, o francês Jean-Luc Godard é, certamente, o cineasta de renome internacional que mais experimentou as possibilidades narrativas do cinema e do vídeo. Desde seu primeiro longa, Acossado (1960), uma das peças-chaves para entender a Nouvelle Vague, Godard conseguiu explorar em sua obra os rumos do próprio cinema, o papel da arte, filosofia, religião e política — muitas vezes concomitantemente e em compasso com as mudanças comportamentais do ser humano nas últimas décadas.

O CINECLUBE selecionou seis filmes do diretor, disponibilizados por outros usuários no Youtube, que compreende um período de 40 anos de produção: de Viver a vida (1962), um dos primeiros dos sete filmes que fez com sua musa e ex-esposa Anna Karina; até Filme Socialisme (2001), passando por clássicos como Banda à Parte (1964), da famosa cena de Anna Karina, Claude Brasseur e Sami Frey correndo pelas galerias do Louvre. Todos têm legenda automática em português. Bons filmes!

Nouvelle Vague Banner

ACOSSADO
(A Bout de souffle, dir. Jean-Luc Godard, 1959)

Sinopse: Michel (Belmondo) rouba um carro, mata um policial e vai ao encontro de Patrícia (Jean Seberg), a quem tenta convencer de fugir para a Itália.

VIVER A VIDA
(Vivre sa vie, dir. Jean-Luc Godard, 1962)

Sinopse: Nana é uma jovem que abandona o seu marido e o seu filho para iniciar sua carreira como atriz. Para financiar sua nova vida começa a trabalhar numa loja de discos, mas como não ganha muito dinheiro, decide virar prostituta.

O DESPREZO
(Le Mépris, dir. Jean-Luc Godard, 1963)

Sinopse: Um roteirista (Michel Piccoli) vai a Roma para trabalhar em uma adaptação de A Odisseia, dirigida por Fritz Lang. Enquanto decide os detalhes para o trabalho, sua relação com a esposa (Brigitte Bardot) desaba em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.

BANDA À PARTE
(Bande à part, dir. Jean-Luc Godard, 1964)

Sinopse: Odile é seduzida por dois ladrões, que ficam sabendo da fortuna de uma tia da garota. Eles tramam roubar seus bens mas, para isso, precisam que Odile se apaixone por um dos dois.

LIBERDADE E PÁTRIA
(Liberté et patrie, dir. Jean-Luc Godard, 2002)

Sinopse: curta feito especialmente para a Exposição Nacional Suíça’2002, Godard toma como referência uma pintura de Aimé Pache, alternando-a com discursos filosóficos.

Filme Socialismo
(Film Socialisme, dir. Jean-Luc Godard, 2011)

Sinopse: Uma das últimas produções do diretor em longa-metragem para o cinema. É uma celebração das cores e da palavra

Bolsas 2 Banner FECHADO

 

 

Comentários
,
2 comments on “Seis filmes de Jean-Luc Godard para ver no Youtube com legenda
  1. Pingback: Cineclube | Filmografia de Glauber Rocha para ver on-line

  2. Pingback: Cineclube | 10 filmes essencias da Nouvelle Vague

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *